sexta-feira, 12 de junho de 2009

Burnout? Esqueça: o maior problema do ambiente corporativo é o boreout

[título da postagem inspirado – ou plagiado, as you like it – em/de um artigo do Times, assim como o testezinho abaixo também é de lá]

Burnout, aquela crise de estresse prolongado - que muitas vezes não parece estresse - é um luxo de gente que realmente se estalfa no trabalho e na vida. O resto se vira com o boreout, e você tem a típica vida de escritório.

O boreout é revolucionário, pois ele desafia a concepção atual de "horas de trabalho" pagas. Fulano tem um contrato de 8 horas de trabalho por dia - ou melhor, de comparecimento ao ambiente de trabalho. Se ele vai trabalhar ou não acabou virando tarefa do gerente - que nesse momento pode estar conversando com as colaboradoras sobre a relação homens e mulheres e príncipes encantados. Afinal, é tarde de sexta-feira.

Gente que enrola para fazer qualquer atividade, gente que finge fazer hora extra, ou almoçar no escritório, para parecer estar mais tempo no trabalho, e gente que fica falando no telefone com voz séria para fazer parecer que é um assunto profissional - em vez de ficar olhando para a parede, olha para o digg.com, ou fica horas planejando aquela festa do departamento.

Principalmente no trabalho de escritório é muito, mas muito mais fácil boreoutizar: as novas tecnologias facilitam horrendamente. Existem até páginas de relacionamento com uma versão discreta, pronta para ser usada na fuça de seus coworkers, e softwares que proporcionam uma saída rápida de qualquer programa em andamento, ou que proporcionam fachadas na tela do computador.

Eu, pessoalmente, detesto a história de "tantas horas". Acho uma perda de tempo. Gostaria de poder trabalhar por trabalho concluído: você tem tantas tarefas, faça a sua agenda e entregue o necessário no tempo previsto.

Como sei, contudo, que não arranjamos forma melhor de organizar o trabalho atual - principalmente o trabalho em equipe -, posso até aturar. Se não tenho o que fazer, contudo, fico nervoso, pensando no que poderia estar fazendo por aí - lendo Allende, comendo, jogando Armada 2, fazendo zazen, correndo - e a falta do que fazer é mais angustiante do que muito do que fazer.

Boreout, contudo, não é somente um funcionário matar trabalho: boreout é uma analogia de uma "síndrome" que pode ocorrer, nesta situação. A pessoa sente-se cansada e deprimida, dependendo do caso.

Eis um pequeno questionário para verificar a sua boreoutidade.
1 você faz tarefas pessoas no trabalho?
2 Você se sente desmotivado ou entediado?
3 Você finge, algumas vezes, estar ocupado?
4 Você se sente cansado e apático depois de um dia de trabalho, mesmo não tendo se estressado no escritório?
5 Você está infeliz com o seu trabalho?
6 Você acha o seu trabalho sem sentido?
7 Você poderia terminar as suas tarefas mais rápido do que você faz atualmente?
8 Você está com medo de trocar de emprego por que você pode ter um corte de salário?
9 Você manda e-mails pessoais para seus colegas durante o horário de trabalho?
10 Você tem pouco, ou nenhum, interesse em seu trabalho?
(imagine quanto da bloguice do mundo é escrita em um período de boreout...)

0 comentários: