terça-feira, 19 de maio de 2009

Booklet Creator

Se você, como eu, tem o costume de imprimir arquivos .pdf, gratuitamente baixados da internet, a glória dos universitários depauperados, já deve ter descoberto o esquema do livreto: um arquivo .pdf comum que é impresso no formato de livro, ficando 4 páginas por folha (duas na frente e duas no verso) e que, dobrado ao meio, forma um livro, com a ordem certinha das páginas.

Se tentar fazer isto somente com impressão frente e verso não dará certo. Tente, se duvida, e gaste toda a sua tarde cortando folhas pela metade.

A natureza, na forma de árvores, agradece; o seu bolso, que paga metade da impressão, agradece; e o pessoal que imprime (se não for você em sua casa ou na sua empresa, seu espertinho) agradece, por ter de gastar somente metade das folhas.

Acontece que mais de 56 porcento dos funcionários de gráficas não sabem fazer o esquema do livreto (booklet), o que é uma vergonha, contando o fato que eles possuem uma versão do adobe acrobat profissional que faz isso com o gasto mínimo de 4 joules e 67000 descargas sinápticas - e que eles ganham seu salário para fazer justamente isto.

Para, então, não fazer com que a sua viagem para a gráfica tenha sido em vão, a maternal nutriz internet também proporcionou, sem demais custos, o Booklet Creator. Mande seu arquivo (obrigatoriamente .pdf) para eles e pronto: tens aí o teu texto prontinho para impressão livreto. Nada de filas por nada, nada de fazer o seu amigo da gráfica passar vergonha, nada de passar como “aquele chato do livreto”.

1 comentários:

Anônimo disse...

2 problemas, a versao offline so faz 16 paginas por livro e ambas as versoes fazem propaganda do booklet na impressao. pra mim n serviu.