sábado, 7 de fevereiro de 2009

Úmida ou Seca? Sem opção, mermão

pelo menos a sauna acima parece ser seca...

Florianópolis tem um clima subtropical úmido (Cfa, Cwa na classificação climática de Köppen). Ele difere dos climas mediterrâneo - onde as temperaturas são muito semelhantes, mas o verão é seco - e do oceânico - umidade espalhada pelas quatro estações, menos variação climática. Num clima subtropical úmido as quatro estações são bem delimitadas - há um outono e primavera bem definidos - e a estação quente, o verão, tem um grau de umidade alto, em volta de 80 porcento de umidade no ar.

Sob condições de alta umidade - acima de 60 porcento - a evaporação do suor pela pele é diminuída, e os esforços para manter a temperatura corporal não funcionam direito. Se a temperatura do ar também excede a temperatura corporal, o sangue trazido para a superfície do corpo não consegue "esfriar-se" fazendo troca de calor. Menos sangue vai para os músculos, órgãos internos e cérebro, diminuindo a força, a atenção e a capacidade mental, resultando em maior fadiga. Tal condição é chamada de hiperpirexia e levada a extremos pode resultar em hipertermia.

Tudo isto para explicar o porquê de eu morrer de calor no verão de Floripa. Minha vó do ES diz-me que o verão aqui faz a gente ficar "melecado", e eu entendo ela muito bem. Os ventos marítimos de verão não adiantam muito contra o calor. Só ar-condicionado mesmo - ou praia, já que é pra se melecar.

0 comentários: