segunda-feira, 22 de outubro de 2007

Kyosaku


Um dos detalhezinhos peculiares do zen é o kyosaku.

Kyosaku é o "bastão da compaixão"; um pedaço de madeira longo, reto e plano, uma espécie de palito de sorvete gigante.

Em ocasiões de prática de zazen mais intensivas, como retiros, o kyosaku entra em cena e assusta muita gente. Ele é usado aplicando-se dois golpes rápidos e fortes (dependendo da musculatura da pessoa) em cada um dos lados; no ombro, nos músculos das costas, dependendo do que a pessoa pedir. O estalo, para não se dizer outra coisa, pode chegar a ser alto (pá PÁ... pá PÁ...) Estes golpes são uma excelente ajuda para relaxar os músculos cansados e doloridos do zazen, e/ou para despertar um pouco uma cabeça um tanto sonolenta.

Qualquer um que pegue o kyosaku em mãos pode ver que, para machucar, ele precisa ser aplicado em outras partes do corpo, ou em ângulos diferentes dos usados. Acho que um golpe de kyosaku na cabeça não seria nada compassivo...

Tem uma historinha de um mestre zen famoso, da era moderna, que era atacado pelo cara que carregava o kyosaku: ele sempre levava na cabeça, ou de forma errada. Um dia ele cansou-se e meteu pau no outro monge, e foi expulso do mosteiro.

Via num site, aqui, uma opinião de uma mulher, que dizia que o kyosaku lembrava a palmatória que era usada no colégio de freiras, que aquilo não a agradava... outra, que a imagem de uma pessoa batendo na outra não condizia com a prática, "tão pacífica", da meditação. Como sempre, só depende da intenção com a qual uma coisa é utilizada.

0 comentários: