sexta-feira, 18 de fevereiro de 2005

Formigas

Quando eu era criança, eu dizia que aquela estática de televisão era uma guerra entre as formigas brancas e as formigas pretas; a Guerra das Formigas.
Nesta época eu também tinha medo do Jô Soares (chorava aos berros quando ele aparecia) e era um fã mirim da Tina Turner.
****
Ontem de tarde fiz o meu café bonitinho e fui sentar na rede. O jardineiro ainda continua aqui. Fiquei olhando pro chão, pros brotinhos que estão nascendo, pra terra vermelha, pra grama queimada, pro buraco de formigueiro. Nisto tudo, o café tinha amornado. Joguei um pouco de café em cima do formigueiro, para ver se tinha alguma reação.
Nada.

Até que vejo, lá no meio da grama, uma formigona preta retinta de mais ou menos um centímetro de comprimento. A danada. Provavelmente não era a mesma indivídua, mas instantaneamente me lembrei da formigona preta retinta de mais ou menos um centímetro de comprimento que me picou ante-ante-ontem, e senti uma vontade de me vingar dela.
Comecei a jogar o café morno em cima dela. Caía na frente dela, ela mexia as antenas e procurava um outro lado.

Que cheiro deve ser isto pra ela? Algo a evitar, perigo, partículas líquidas caindo do céu... o que ela deve "sentir"? Sentido de tato tosco, olfato, percepção de luz...

Rodeei ela com café. Prendi-a num labirinto de estímulos aversivos.
Até o momento em que derrubei café em cima dela. Ela começou a tremer toda, e a ir, com sofreguidão, de um lado para o outro, até se mover uns 10 centímetros e sair da ameaça.

Com sofreguidão, é bem esta a palavra. Tremendo, chacoalhando toda, parecendo colocar toda a sua força em suas frágeis fibras musculares; toda a sua força de formiga, perdendo em coordenação, e ganhando em fuga; um pedacinho preto que poderia muito bem ser confundido com uma pedra preciosa, de formato ainda mais precioso, se não se movesse, se não fizesse, aqui e ali, suas coisas misteriosas de formiga.

Senti que era patético a formiga agarrar-se à vida, com tanta força, mesmo não tendo consciência dela. Ridículo. Grotesco.

- estímulos nervosos com velocidade instantânea - arcos reflexos de limiar ínfimo - fibras fibras nervosas musculares - transpassando pequena pérola negra - circunvoluções em espaço-tempo - cortante e rápido e feroz pré-pensamento - instintos genes células instintos - filogenia ontogenia filogenia -
Ela ali, a coisinha preta, quase se rasgando toda para salvar "sua" "vida", corpo/matéria em formiga, uma pequena grande parcela do mundo que se move e anda e come, simplesmente sendo.

Para quê, para quê, para quê...

Lucas, sentado na rede, observando um buraco em forma de formiga no mundo.

E, como tudo, continua no próximo poste...

0 comentários: