quinta-feira, 3 de fevereiro de 2005

Adoro insights

E para terminar a série de postes que eu fiz hoje.

Estava lendo os vários comentários do Richard Wilhelm pro daode jing, ou tao te king, as you like it, relativos às modificações no pensamento taoísta com o decorrer dos anos, dos imperadores e dinastias, dos movimentos do povo e do contato com o mar. E um deles era muito, muito parecido com o Maquiavel.

Eu considero O Príncipe um dos livros mais iluminadores já escritos.

Derepentemente, eu lá em pé, barulho forte de talheres e de conversa de gente com a boca cheia de frango, penso no Rei das Cabras e percebo, intuo, insight, se quiserem, que uma vez que se começa a controlar, é um caminho que não pára mais.

Os imperadores amarelos deram uns dos primeiros grandes passos neste sentido, e é um caminho que continua até hoje, e se chama História. Cheio de som e fúria e maneiras mais eficazes e mais sutis,
e sempre e muito e quando.

Como foi algo que surgiu de mim, de maneira espontânea, sem as palavras já gastas pelo uso, fresco como o orvalho da manhã,
vou criar uma nova seita e cobrar pela entrada.

Beijos, e até mais!

1 comentários:

Robson disse...

Grande Luchésio. Já tive o prazer de ler o seu blog todo. Gostei especialmente do texto sobre motos, que me fez lembrar a descrição (creio que sua) de um professor de Aikido ultrapassando automóveis na curva.

Gostei também do uso dos recusos de diminuir e aumentar as fontes. Torna os textos mais expressivos. Aliás, você está muito mais expressivo neste blog. Big Blogger.

Ah, uma dica pra tu, rapazi. O sistema de comentários do blogspot é ruim. Vale a pena você entrar em um provedor de comentários e fazer uma conta grátis. Eu fiz uma no haloscan (http://haloscan.com). É grátis e bom. Vá lá. Também já linkei seu blogspot. Devo ainda visitar o weblogger?

Abração.